VI Fórum Nacional de Turismo Religioso será realizado em Caldas Novas, em 2023

Turismo / 858

A escolha da Capital Mundial do Turismo para sediar o evento no segundo semestre de 2023, foi feita após reunião entre os representantes do segmento, nesta última segunda-feira (30). 

A primeira edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso foi realizada no nordeste brasileiro, em 2017, pelo pesquisador e especialista no segmento, Manoel Sidnésio Gomes de Moura. O auditório do SEBRAE no estado do Rio Grande do Norte foi palco do evento. 

Em 2023, a VI edição será realizada na maior Instância Hidrotermal do Mundo, em Caldas Novas, Goiás. A definição foi feita nesta última segunda-feira (30), na ExpoCatólica em reunião dos representantes do segmento, com o Sr. Manoel Sidnésio Gomes de Moura do  (Fórum do Turismo Religioso e Diretor do Caminho dos Santos Mártires), Antônio Marçal e Rosângela Marçal do (Visite Caldas Novas) e Clariston Araújo (Secretário de Turismo de Canguaretama). 

O VI Fórum de Turismo Religioso terá como propósito a difusão do turismo religioso, incentivando os devotos a novas experiências, nas principais rotas da fé no Brasil, apresentando o segmento como fonte geradora de emprego e renda e o seu impacto cultural e socioeconômico no país e no mundo. Segundo nota divulgada pela entidade, o evento já tem uma expectativa de receber entre 1.000 a 1.500 congressistas, e sua realização será de forma itinerante, e a data prevista para o evento é no mês de agosto de 2023. 

De acordo com o portal Diário do Turismo, Sidnésio Moura, turismólogo e diretor técnico do evento, afirmou em nota que “O turismo religioso tem um enorme potencial para o desenvolvimento do mercado de viagens em nosso país, gerando fluxo turístico entre as regiões. Por esse motivo, resolvemos tornar o evento itinerante a partir de 2023, para proporcionar o deslocamento de várias outras comunidades religiosas. Caldas Novas fica bem na região centro-oeste, local de fácil logística, além de excelente estrutura de hotelaria e atrativos. Esse sexto Fórum de Turismo Religioso vai servir para estruturar ainda mais o segmento e dar visibilidade a esse mercado”, afirmou Sidnésio Moura.

Segundo os organizadores, o evento contará com uma extensa programação, em que participará grandes nomes que idealizam e promovem os principais caminhos e roteiros religiosos do Brasil, como o Caminho Religioso da Estrada Real em Minas Gerais, a Rota da Fé no Paraná, o Caminho das Missões no Rio Grande do Sul e Caminho dos Santos Mártires do Brasil, no Rio Grande do Norte. 

No Fórum, haverá balcões para Rodada de Negócios com agências, operadoras, santuários e templos. A programação do evento contará ainda com uma ampla grade de palestras com nomes de referência nacional e internacional, além de pós-eventos turísticos pela região.

VI Fórum de Turismo Religioso?
Quando: segundo semestre de 2023 (data a confirmar)?
Onde: Caldas Nova 
Acesse: visitecaldasnovas.com.br?
Inscrições gratuitas?
Mais informações em: forumdeturismoreligioso@gmail.com 
Telefone: (84) 99831-0358
(Créditos: Foto por Cláudio Lacerda Oliva).