Cidades goianas preparam fechamento para combater avanço de mortes por covid-19

Goiás / 588

Em live em redes sociais, o prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP), descreveu a situação da Covid-19 no município e o risco de colapso no sistema de saúde, anunciando novas medidas para conter o avanço da doença. Ele apelou para a necessidade de colaboração popular para que o município possa vencer a segunda onda da doença.

Haverá, a partir de segunda- feira,22, restrição de dias e horários para funcionamento do comércio varejista e atacado. Ambos passarão a funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Aos finais de semana, deverão permanecer fechados. Também haverá limitações da circulação de pessoas simultaneamente dentro desses locais.

O prefeito anunciou ainda que a prefeitura dará início ao cadastramento das pessoas com 75 anos para receberem a vacina contra a Covid-19 assim que as doses estiverem disponíveis. “Vamos abrir o ‘zap’, neste primeiro momento, apenas para o cadastro dessas pessoas que serão vacinadas a medida que as novas vacinas chegarem. Tudo será feito ao longo da próxima semana. Tendo vacinas, nossa expectativa é reduzir a faixa etária o quanto antes”, destacou.

As alterações chegam, também, no atendimento das unidades de saúde da rede pública e privada, bem como para o transporte coletivo, indústrias e serviços de alimentação. Todas as alterações seguirão um protocolo geral que poderá ser conferido através do site da prefeitura de Anápolis.

Várias medidas serão adotadas por outras cidades de Goiás a exemplo de Itapaci, que decretou lockdown e de municípios que se reúnem nesta sexta-feira, 19, na regional de Ceres, para assinar decreto de medidas restritivas. A tendência é de lockdown para à partir de segunda-feira,22.

Dentre os municípios que ocupam a região Entorno do Sol, onde se concentra a situação de calamidade da doença, de acordo com o mapa epidemiológico apresentado pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), Caldas Novas deve apresentar ainda nesta quinta-feira, medidas que devem ser adotadas a partir deste final de semana.