O estande conecta as experiências culturais e gastronômicas das duas rotas em uma jornada imersiva que valoriza o Cerrado, a produção local, a hospitalidade e a identidade goiana
O Sebrae Goiás marca presença na 5ª edição da Expo Turismo Goiás, considerada a maior feira do setor do Centro-Oeste, que acontece nos dias 3 e 4 de julho, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. Neste ano, o estande apresenta experiências culturais da Rota Além das Águas e da Rota Goiânia Gastronômica, em uma jornada imersiva e criativa que valoriza o Cerrado, a produção local, a hospitalidade e a identidade goiana. Nos dois dias, das 14 às 18h, são realizados no estande painéis de discussão sobre gastronomia, turismo criativo, entretenimento, com momentos de degustação de produtos de empresas que fazem parte das rotas.
Em parceria com os parceiros e empresários, o Sebrae Goiás tem lançado as rotas turísticas que estão estruturadas a partir das demandas de mercado durante a Expo Turismo Goiás. Para Priscila Vilarinho, gestora estadual de Turismo do Sebrae, essa é uma oportunidade importante, já que a feira atrai um público qualificado do segmento turístico. “Nós já lançamos em anos anteriores a Rota dos Caminhos Santos de turismo religioso e a Rota dos Pireneus, de queijos e vinhos, que foi um sucesso e pretendemos repetir este ano com a integração das rotas Além das Águas e Goiânia Gastronômica”, avaliou.
Priscila Vilarinho, gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás
De acordo com Priscila Vilarinho, as empresas que fazem parte das rotas se unem para apresentar ao mercado o que elas têm de melhor, que são produtos, serviços turísticos e experiências. A Rota Goiânia Gastronômica, que é da capital, com algumas empresas de Aparecida de Goiânia, é focada em uma gastronomia que traz cervejas artesanais, cafés especiais, hamburguerias e pit-dogs, que é Patrimônio Imaterial de Goiás.
De forma integrada, a Rota Além das Águas, que abrange os municípios de Caldas Novas, Rio Quente e Piracanjuba, também é focada em gastronomia e por isso o nome, que significa além do turismo de lazer e águas termais. “Essa rota traz experiências gastronômicas muito especiais, diferenciadas e trabalhadas para oferecer a autenticidade goiana”, explica a gestora estadual de Turismo.
Estande do Sebrae na Expo Turismo, evento que termina nesta sexta-feira, 4 de julho
Abertura oficial – A abertura oficial da 5ª edição da Expo Turismo Goiás aconteceu na manhã desta quinta-feira (3), no Teatro Lago Azul, do Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, e contou com a presença de diversas autoridades, como o secretário Estadual de Turismo, Roberto Naves, que representou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado; a chefe de gabinete do Ministério do Turismo, Janara Braga, que representou o ministro Celso Sabino, o gerente de Negócios e Estratégias para o Mercado Internacional da Embraur, Alexandre Nakagawa, que representou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Também participaram da solenidade a assessora Cacilda Moraes, que representou o deputado estadual Coronel Adaílton, que preside a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás; Priscila Vilarinho, gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, que representou o diretor superintendente, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; a diretora da Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg), Vanessa Pires Morales; a consultora em Turismo, ex-presidente da ANSEDITUR e membra da diretoria da ABBTUR Nacional, Vanessa Leal; o chefe de gabinete da Agência Municipal de Turismo de Goiânia, Eventos e Lazer, Vinícius Gomes do Nascimento; Fernando Carlos, Presidente do Fórum Regional de Turismo de Negócios e Tradições, entre outros.
A feira possui 180 estandes com representantes de 11 estados brasileiros. A CEO da Expo Turismo Goiás, Rose Páscoa, reafirmou durante a solenidade que a feira já está consolidada e que faz parte do calendário nacional de eventos. A expectativa é que gere negócios em torno de R$ 2 milhões nos dois dias de evento. “A feira mostra a força do segmento para a economia e que tem potencializado cada vez mais ano a ano e nós investimos porque acreditamos no turismo”, disse.
Eliene Meireles, também CEO da feira, ressaltou que contam com o apoio do Sebrae Goiás, Goiás Turismo, Sesc e Senac, além de também contarem esse ano com o Ministério do Turismo e Embratur. “É muito importante o apoio que temos de todo o trade turístico, como operadoras, companhias aéreas, hotelaria, Convention & Visitors Bureau e prefeituras de muitos municípios goianos.”
As CEOs da Expo Turismo, Rose Páscoa e Eliene Meireles
Durante os dois dias de feira, a expectativa das organizadoras é que 3 mil visitantes passem pela Expo Turismo Goiás, que é uma feira de negócios turísticos que tem como missão gerar negócios e conectar profissionais de turismo a marcas, destinos e pessoas para contribuir com o desenvolvimento do Turismo do estado de Goiás e de toda região Centro-Oeste. A feira tem como foco potencializar negócios, apresentar novas tendências de mercado e networking qualificado.
Programação do estande do Sebrae Goiás nesta sexta-feira (4):
14h – Painel 3: “Turismo Criativo: Cultura, Comida & Entretenimento”
Descrição: Quando a tradição encontra a criatividade, surgem experiências inesquecíveis. Este painel explora como integrar arte, gastronomia e diversão em pacotes que encantam visitantes e movimentam territórios.
Mediador: Décio Coutinho – Especialista em economia e Cidades Criativas
Participantes:
• Lucas Altino – Blends Hamburgueria
• Rossidê Rodrigues – Culturart Planet
• Gabriela Azeredo – Garden Food Park
• Márcio – Muy Café
Degustações
Licores e cachaça – Cachaçaria Vale das Águas Quentes; Chocolate do Cerrado; Café Especial; Mini Hamburguers
16h – Painel 4: “Nossa Comida, Nosso Patrimônio”
Descrição: Uma conversa sobre a força afetiva da comida regional como identidade, história e potencial turístico. De pratos típicos à gastronomia urbana, vamos celebrar o que há de mais autêntico na mesa goiana.
Mediação: Angélica Tia Nair Café
Participantes sugeridos:
• Lucas Magalhães, do Empadão Goiano da Tânia
• Maria Paixão – Eldorado Pit Dog
• Walfredo – Cervejaria Old Monkey
Fonte: Agência Entremeios Comunicação/Agência Sebrae de Notícias
Fotos: Elton Shiraishi/Adrianne Vitoreli