Atividade turística em Goiás avança 13,5% em abril de 2025 em comparação com 2024

Turismo / 200

Crescimento do Turismo goiano supera o nacional. Desempenho medido pelo IBGE mostra alta de 10,8% em abril deste ano em comparação com março, a maior elevação do país para o período

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o resultado da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) e os números são positivos para Goiás. O Estado alcançou crescimento de 10,8% em abril deste ano, em comparação com o mês anterior, sendo a maior alta do país para o período.

Na comparação dos resultados de abril de 2025 com os de abril de 2024, o Volume de Atividades Turísticas, em Goiás, avançou 13,5%. No Brasil, houve expansão de 9,3%. Conforme o IBGE, nos últimos 12 meses o Volume de Atividades Turísticas no Estado de Goiás apresentou avanço de 6,6%. Em nível nacional, foi observada uma alta de 5,1%, comparando os últimos 12 meses.

Segundo Roberto Naves, presidente da Agência Estadual de Turismo, a Goiás Turismo, “os dados do IBGE são a prova de que Goiás está liderando o crescimento do Turismo no Brasil – e isso não é coincidência. É resultado de uma gestão que trata o Turismo como política de Estado, com planejamento, investimento e seriedade. Enquanto o país cresceu 9,3%, Goiás avançou 13,5% nas atividades turísticas. Só em abril, tivemos a maior alta do Brasil: 10,8% em comparação ao mês anterior.

“Esses números mostram que o trabalho feito com os municípios, o setor produtivo e o Governo de Goiás está dando resultado. O Turismo goiano virou sinônimo de oportunidade, geração de renda e desenvolvimento regional. Seguiremos firmes, com os pés no chão e os olhos no futuro, fazendo do Turismo uma das maiores engrenagens econômicas do nosso estado”, ressalta o presidente da Goiás Turismo.

Índices positivos

Em todos os pontos levantados, os índices goianos são melhores que os brasileiros. Nacionalmente, o setor de Turismo também apresentou expansão, com um aumento de 3,2% no mesmo período. Regionalmente, 11 dos 17 estados da federação, onde o indicador é investigado, apresentaram avanço.

Segundo o IBGE, no que se refere à Receita Nominal, comparada ao mês imediatamente anterior, a Receita das Atividades Turísticas, em Goiás, apresentou expansão de 7,1%, na série com ajuste sazonal. Em nível nacional, foi observado um avanço de 1,0%, no mesmo período.

Fonte: Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) – Governo de Goiás
Foto: Reprodução/Aqua