Suspeito de 33 anos foi capturado em Formosa após ameaçar advogado e idoso; ele já havia sido preso em junho por golpes de falso aluguel
A Polícia Civil de Goiás prendeu na última quarta-feira (15) Bruno dos Santos, de 33 anos, suspeito de extorquir dinheiro de vítimas ao se passar por integrante de facção criminosa. A operação foi realizada pelo Grupo Especial de Investigações Criminais (GEIC) de Caldas Novas e pelo Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Formosa.
Bruno já era conhecido das autoridades policiais. Em 5 de junho deste ano, ele havia sido preso pelo GEIC de Caldas Novas após aplicar o "golpe do falso aluguel", crime de estelionato no qual oferecia imóveis inexistentes para locação. Após as fraudes, o suspeito ameaçava as vítimas para impedi-las de procurar a polícia, enviando mensagens dizendo-se membro de organização criminosa e compartilhando vídeos com drogas e armas de fogo.
Libertado no final de agosto, Bruno voltou a cometer crimes. Desta vez, utilizou informações que obteve durante o período em que esteve preso para extorquir um advogado criminalista de Caldas Novas. Por meio de mensagens, ele afirmou que o profissional havia prejudicado um "faccionado" e que estava "decretado" pela organização criminosa. O suspeito exigiu o pagamento de R$ 1.300, sob ameaça de assassinar o advogado, sua esposa e sua filha.
Em outra ação criminosa, Bruno extorquiu um idoso que lhe havia alugado um apartamento. Ele exigiu R$ 700 da vítima, ameaçando atear fogo no imóvel e matá-lo caso não recebesse o valor. Durante a extorsão, o criminoso teria feito uma chamada de vídeo exibindo drogas e arma de fogo para intimidar o idoso.
Diante da reincidência, o GEIC de Caldas Novas solicitou à Justiça a decretação da prisão preventiva de Bruno, além de autorização para busca e apreensão em sua residência. As medidas foram deferidas pelo juízo competente. Durante a operação para cumprimento dos mandados, a polícia descobriu que o suspeito havia fugido de Caldas Novas e estaria escondido no setor Parque Vila Verde, em Formosa.
A informação foi repassada ao GIH de Formosa, que imediatamente aderiu à operação e realizou a captura do foragido. Bruno dos Santos foi encaminhado ao presídio de Formosa, onde permanece à disposição do Poder Judiciário.
A Polícia Civil informou que a divulgação da identidade e imagem do investigado tem amparo legal e visa identificar possíveis outras vítimas que possam ter sido extorquidas pelo suspeito.
A divulgação da identidade e imagem do investigado atende à Lei n. 13.869/2019, à Portaria Normativa 547/2021/DGPC, visando o interesse público.
Fonte: Polícia Civil do Estado de Goiás - GEIC Caldas Novas e GIH Formosa
Fotos: Reprodução/GEIC Caldas Novas e GIH Formosa