Goiás atualiza casos da variante Ômicron

Goiás / 768

Análises realizadas em parceria entre SES, UFG e PUC apontam agora 38 notificações no Estado, e já é possível considerar situação de transmissão comunitária em alguns municípios

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) atualizou, nesta quinta-feira (30/12), o número de casos confirmados da variante Ômicron do coronavírus. Ao todo, há 38 notificações no território goiano – com 16 novos casos. Os resultados foram obtidos por meio do sequenciamento genômico realizado pela parceria entre a pasta, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

As análises concluídas na quarta-feira (29/12) revelaram a ocorrência da Ômicron em nove pessoas sem histórico de viagem ou contato com viajantes e um caso de paciente que viajou recentemente para a África. Outros cinco seguem em investigação epidemiológica. Há, ainda, uma notificação de residente de outro Estado.

A partir desse cenário, já é possível considerar a transmissão comunitária da nova variante em alguns municípios – ocorrência de casos sem vínculo a um paciente confirmado, em área definida, não sendo possível rastrear qual a origem da infecção.

Esse é o caso de Aparecida de Goiânia, com 22 casos anteriormente detectados. Considerando a atual situação epidemiológica de transmissão comunitária da Covid-19 em Goiás, independentemente das variantes circulantes, a SES-GO reforça a necessidade da manutenção dos protocolos sanitários.

“As medidas não farmacológicas, como uso correto de máscara, distanciamento físico, etiqueta respiratória, correta higienização das mãos e, principalmente, a vacinação completa com dose de reforço”, enumera a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim. Ela destaca ainda que a população deve adotar “todos os cuidados que minimizem o risco de infecção ou disseminação da Covid-19 em suas rotinas”.

Monitoramento
Diante da suspeita de infecção pelo coronavírus, em casos de síndrome gripal ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), o paciente deve ser orientado imediatamente quanto ao isolamento, com o devido acompanhamento pelos serviços de saúde para confirmação diagnóstica e manejo adequado, bem como o rastreamento para que os contatos sejam isolados.

É importante reforçar que todos os profissionais e instituições de saúde do setor público ou privado devem notificar e comunicar, imediatamente, os resultados de sequenciamento genômico à vigilância epidemiológica local e ao Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde de Goiás (Cievs-GO). 

A notificação imediata e oficial de ocorrência da variante de atenção e/ou preocupação (VOC), como é o caso da Ômicron, bem como o envio de relatório ao Cievs estadual deve ser realizada por meio dos canais oficiais de comunicação.,

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Projeto de Sequenciamento Genômico da parceria SES-GO/UFG/PUC-GO; SMS de Aparecida de Goiânia