Conheça os nomes dos 10 pré-candidatos a Deputado Estadual mais lembrados que disputarão votos em Caldas Novas

Política Local / 5388

Os pré-candidatos Deputado Amauri Ribeiro, Deputado Cairo Salim, Vereador Everton Jamal, Empresário Fabricio Chicago, Deputado Henrique Cesar, Deputado Lucas Calil, Vereador Marinho Câmara, Vereador  Rodrigo Lima, Vice-Prefeito Sílio Junqueira e Vereador Weuller Gonçalves estarão na disputa de votos dos Caldasnovenses para obtenção de uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás.

Disputas se articulam com a proximidade da  eleição; partidos têm até agosto para oficializar os nomes dos postulantes aos cargos eletivos.

Segundo o TSE, Caldas Novas tem população estimada de 95.183 pessoas (dado de 2021). No pleito de 2020, conforme estimativas a população era de 93.196 habitantes, votaram 45.507 eleitores, sendo os votos válidos de 33.644 (73,93%) com abstenção de 15.756 (25,72%), Nulos 2.122 (4,66%), Brancos 904 (1,99%). A rigor, é um eleitorado “médio”. Sendo assim, com um número muito excessivo de candidatos buscando votos em Caldas Novas, há a possibilidade de o município não eleger nenhum deputado local. 

A partir do momento em que o candidato for escolhido em convenção partidária – as convenções podem ocorrer a partir do dia 20 de julho -, o registro já pode ser apresentado à Justiça Eleitoral. O prazo máximo é dia 15 de agosto.

Nas eleições deste ano, além de votar para presidente da república, os brasileiros vão escolher governadores, senadores, deputados federais e estaduais. 

A equipe de redação do Portal Caldas levantou os nomes mais lembrados dos confirmados e possíveis pré-candidatos a Deputado Estadual que irão disputar os votos dos eleitores de Caldas Novas.

A lista a seguir, elaborada com o apoio de jornalistas e políticos, está disposta em ordem alfabética, e não de favoritismo.

Confira abaixo um breve histórico dos 10 pré-candidatos a Deputado Estadual mais lembrados que disputarão votos em Caldas Novas:

- Amauri Ribeiro [UNIÃO BRASIL]
Casado, pai de três filhas, Amauri Ribeiro, é natural de Trindade - Goiás, nasceu em 13/01/1973, tem 49 anos de idade, superior incompleto, é Agropecuarista e se mudou para Piracanjuba- Goiás aos 10 anos. Trabalhou toda a infância e parte da juventude na roça, onde foi vaqueiro, peão tirador de leite, inseminador bovino. Aos  20 anos de idade, com suas economias comprou uma pequena loja de discos em Piracanjuba. Nesse período, também trabalhou como segurança e fotógrafo. Permaneceu nessa atividade por 18 anos até se ingressar na vida política. Em 2008 foi eleito vereador obtendo 644 votos totalizados (4,73% dos votos válidos) e se tornou prefeito do município em 2012 obtendo 7.302 (47,98% dos votos válidos), não tendo havido apoio da Câmara Municipal de Vereadores em sua gestão. E de acordo com pesquisas, mesmo com 83% de intenção de votos preferiu não se candidatar à reeleição. Nos anos de 2016 a 2018 se dedicou a cuidar de seus negócios e após um clamor da população se candidatou pelo partido [PRP] a deputado estadual. Sua única promessa foi cumprir seu papel ao pé da letra, e através das redes sociais, foi eleito obtendo 24.922 votos totalizados (0,89% dos votos válidos). Eleito pelo partido [PRP] em 2018, e, em razão da cláusula de barreira, o [PRP] e [Patriota] se incorporaram. Com isso, Amauri assina a ficha de filiação ao Patriota. Em 9 Março de 2020, Amauri transferiu seu domicílio eleitoral para o município de Caldas Novas. Em 02 de abril de 2022 desfilia-se do Patriota e assina sua ficha de filiação ao União Brasil (UB). Amauri Ribeiro é presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito das Obras Paradas, e o Deputado Estadual considerado representante de Caldas Novas por ter sido o 6º candidato mais votado no município nas eleições de 2018, número esse superior aos demais candidatos que foram votados na cidade e também eleitos em Goiás para ocupar uma cadeira no legislativo estadual. Mesmo com uma votação considerável no município e por ser base de sustentação ao Governo Ronaldo Caiado, o que não se vê em Caldas Novas, são grandes obras do Governo Estadual. A duplicação da GO-213 está parada na região, a retomada das obras do Centro de Recuperação de Dependentes Químicos (Credeq) não aconteceu e a obra se arrasta desde 2013 e ainda está na promessa a construção de um viaduto visando atenuar os constantes acidentes na GO-309. Nas eleições de 2022, o Deputado Estadual Amauri Ribeiro certamente será candidato a reeleição contando com o voto da população Caldasnovense. Há quem postule que pode ser bem votado novamente na cidade.
--

- Cairo Salim [PSD]
Cairo Salim Marcelino Lopes é natural de Goiânia, advogado, teólogo, empresário, nasceu em 03 de outubro de 1983 e tem 39 anos. Eleito deputado estadual com 18.579 (0,60% dos votos válidos) para exercer o primeiro mandato na Casa Legislativa, Cairo Salim disputou a eleição de deputado estadual pela segunda vez. Na eleição de 2014 obteve 10.625 (0,34% dos votos válidos). O parlamentar iniciou na política quando tinha apenas 16 anos. Foi presidente do PMDB-Jovem de Goiânia e, posteriormente vice-presidente nacional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro. Cairo Salim atuou como diretor das Secretaria municipal de Goiânia de Esporte e Lazer e Secretaria Municipal de Saúde. Em 2016 participou das eleições de vereador, e conquistando 6.058 votos, porém não foi eleito. Cairo assumiu, como suplente, mandato na Câmara Municipal em 2016. Foi vice-presidente da Acieg-Jovem e diretor da Associação de Jovens Empresários e Empreendedores. Ele afirma que sempre defendeu a geração de empregos, e que desde cedo também se interessou em ajudar quem gera e movimenta a economia no estado de Goiás. O parlamentar defende a família e os princípios cristãos. A principal bandeira de Cairo Salim na Assembleia Legislativa será o combate à corrupção e a diminuição das regalias dos poderosos. Em 1º de fevereiro de 2021, é empossado 2º vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2021-2023. Em 2 de abril de 2022 desfilia-se do Pros e assina sua ficha de filiação ao PSD. Nas eleições de 2022 seguramente Cairo Salim será candidato a reeleição, tendo possivelmente em Caldas Novas o apoio do Empresário Evando da Cruz que se filiou ao [Pros] a convite do deputado Cairo Salim e concorreu à prefeitura de Caldas Novas nas eleições de 2020 obtendo 2.518 votos totalizados (5,93% dos votos válidos). Natural de Caldas Novas, Evando já foi vereador por duas vezes, presidente da Câmara e disputou a Prefeitura em 2012 e 2020. Há quem acredite que Evando recuará para apoiar o atual presidente da Câmara de Vereadores, Marinho Câmara.
--

- Everton Jamal [AGIR]
Everton Leandro Martins dos Santos é casado, consultor imobiliário, natural de Palmelo - Goiás, está graduando em Gestão Publica e tem 31 anos de idade. Nas eleições de 2020 foi eleito sendo um dos Vereadores mais votados do Município de Caldas Novas pelo DEM, obtendo 857 votos totalizados [2% dos votos válidos]. Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) Everton Jamal é apontado como um político que se posiciona. Em processo promovido pelo parlamentar no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, alegou que se elegeu pelo Democratas, no qual filiou-se por identificar com a ideologia, programas e propósitos estabelecidos. Entretanto, ponderou que a fusão do partido com o PSL, sem a participação da maioria dos filiados, culminou em um novo estatuto “inteiramente diverso”. Por considerar justa a causa apresentada, o juiz José Proto de Oliveira deferiu autorização com tutela de urgência para a desfiliação do político ao União Brasil, com a possibilidade de migrar para outra sigla sem que o partido ou suplentes peçam seu mandato na justiça. Em abril de 2022, Everton Jamal filiou-se ao partido [AGIR] como uma das grandes promessas de ser eleito Deputado Estadual pela sigla. Nos bastidores da Politica avaliasse que esse partido terá condições de ter candidatos eleitos com 10 a 15 mil votos válidos.
--

- Fabrício Chicago [PMN]
Fabricio Diedy Expedito Arantes, nascido em Goiânia – Goiás, tem 40 anos de idade, superior incompleto, filiado ao partido [PMN]. Aos 13 anos, trabalhou em uma fábrica de calçados e aos 14 começou a fazer manutenção de computadores de forma autônoma. Aos 18 anos constituiu sua primeira empresa na área de informática, começou 3 faculdades na área de informática e marketing, porém o trabalho não permitia a conciliação entre serviço e estudos. Em 2006 foi contratado como executivo na Bamatech, uma grande empresa de automação comercial da época. Passou também por empresas grandes como Filizola e IBM. Em 2009 mudou-se para Caldas Novas – Go, onde inaugurou a Automafacil, empresa de automação e refrigeração comercial. Nesse Mesmo período casou-se com sua esposa, Marcela Dinardi Siqueira. Juntamente com ela, em 2015, começou a empreender no ramo de restaurantes dando início a empresa Chicago, hoje com 3 lojas. Durante a pandemia manteve empregados mais de 50 funcionários, para não ver seus empreendimentos serem destruídos pelos famigerados decretos de prefeitos e governadores, viu no associativismo do comércio, dos bares e restaurantes uma forma de lutar para fazer valer seus direitos sagrados de poder trabalhar e manter vivo as dezenas de empregos de seus colaboradores e de toda uma classe. Fabrício ainda tomou a frente de organizações de carreatas, passeatas e reuniões com o poder público, tornou-se presidente da ABRACALDAS (associação de Bares e Restaurantes de Caldas Novas), tornou-se membro de conselhos municipais como CONTUR (Conselho municipal de turismo) e CDU (Conselho de desenvolvimento Urbano) entre outros. E através disso, relembrando os movimentos que participou como os de 2013 (os pedidos de impeachment de Dilma Rousseff) e de 2018 (de apoio a campanha presidencial de Jair Bolsonaro também com carreatas e adesivações), surgiu a vontade de se envolver mais politicamente, sendo em 2022 pré-candidato a um mandato de deputado estadual por Goiás, conseguindo atuar assim de forma mais efetiva na política, visando trabalhar em prol da construção de mecanismos para geração de emprego e renda.
--

- Henrique Cesar [PSC]
Henrique César Pereira nasceu em 16/02/1979 no município de Anápolis - Goiás, é casado, estudou na cidade de Ouvidor, Sudeste do Estado, e é compositor, cantor evangélico, violonista, Pastor e graduado em Administração de empresas. Ele entrou na política há 15 anos, trabalhou no Senado, em Brasília, e tem vínculos com a Igreja Assembleia de Deus, ministério Campinas. Em 26 de abril de 2017, como quarto suplente da coligação PSDB/PP/PR/PSD/PTB, obtendo 25.470 votos totalizados (0.81% dos votos válidos) assume a vaga do deputado Talles Barreto, que licenciou-se para assumir a Secretaria Extraordinária de Supervisões das Execuções do Programa Goiás na Frente. Em 31 de janeiro de 2018 volta a condição de suplente em razão do retorno do titular que deixou o cargo de Secretário de Estado para reassumir a vaga na Assembleia Legislativa. Em junho do ano de 2018 deixa o partido [PSDB] e filia-se ao partido [PSC].  Em 1º de janeiro de 2019 é efetivado no mandato de deputado estadual, ficando até 1º de fevereiro na vaga surgida com a renúncia do deputado estadual Lincoln Tejota, eleito vice-governador de Goiás. Na 19ª Legislatura, em 2018, foi eleito Deputado Estadual com a maior votação entre os 41 deputados, obtendo 46.545 votos totalizados (1,51% dos votos válidos) fazendo parte da aliança integrada ainda por DEM, PTC e PMB. Para o primeiro biênio, é vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação; e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa. No município de Caldas Novas, sua base eleitoral advém da parceria com a Igreja Assembleia de Deus ministério madureira, liderada pelo pastor André Lúcio dos Santos Macalão e do apoio e articulação politica do Vereador e ex-presidente da Câmara, Pastor Geraldo Pimenta também do [PSC]. 
--

- Lucas Calil [MDB]
Lucas Pinheiro Brandão Calil é natural de Goiânia – Goiás, nasceu em 28 de março de 1988, tem 34 anos, é graduado em Sociologia, sendo eleito pela primeira vez no ano de 2014, aos 26 anos, pelo partido [PSL] com 18.128 votos totalizados (0,58% dos votos válidos). Na faculdade, fez parte de entidades estudantis que representam alunos, como Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Centro Acadêmico (CA). Em 1º de março de 2017 se afasta da Assembleia Legislativa para assumir a Secretaria Estadual de Esportes do Governo do Estado de Goiás e em 31 de janeiro de 2018 deixou o cargo de Secretário de Estado para reassumir a vaga na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Lucas Calil é considerado um dos destaques da Assembleia Legislativa goiana, se destacando por diversos projetos de lei apresentados, principalmente pelos voltados à causa ambiental, um exemplo disso é a Lei Cota Zero, que se evidencia como uma de suas grandes conquistas. Sempre seguindo a proposta de renovação, trabalho limpo e de relações estreitas com população e municípios, em 2018 foi eleito pelo partido [PSD] para seu segundo mandato, obtendo 23.994 votos totalizados (0,78% dos votos válidos). O parlamentar também é autor do Fundo Estadual em Defesa da Fauna Aquática e criador da frente Parlamentar em Defesa do Araguaia. Em 2022, Lucas Calil é pré-candidato a reeleição pelo partido [MDB] para o terceiro mandato consecutivo. Pesquisas Eleitorais recentes apontam Lucas Calil como o deputado estadual mais lembrado para as próximas eleições. Em Caldas Novas, sua base eleitoral está alicerçada com o trabalho do jovem Hudson Matheus, o Vereador mais votado da atual legislatura.
--

- Marinho Câmara [PDT]
Marinho Câmara Clemente de Oliveira é natural de Piracanjuba - Goiás, nasceu em 07/10/1980, tem ensino médio completo, pai de dois filhos e tem 42 anos de idade. Em 2020, foi eleito Vereador por Caldas Novas, exerce seu terceiro mandato e sempre bem votado, sendo duas vezes Presidente da Casa Legislativa. Em novembro 2017 como Presidente da Câmara Municipal, cumpre decisão do TRE que cassou o mandato do Ex-Prefeito Evandro Magal [PP] e do vice Doutor Fernando Resende [PPS] e assume prefeitura do Município, tendo uma passagem de 40 dias como Chefe do Executivo mostrando muito trabalho e competência à frente da gestão administrativa. Marinho foi candidato ao cargo de Deputado Estadual nas eleições de 2018 pelo partido [SOLIDARIEDADE] e obteve 10.648 votos totalizados [0,35% dos votos válidos] mas não foi eleito. Nas Eleições de 2022 Marinho Câmara é candidato pelo partido [PDT], tem o apoio do atual Prefeito de Caldas Novas Kleber Marra e de praticamente metade dos parlamentares da atual legislatura na Câmara de Vereadores. Marinho Câmara é apontado pela cúpula política como um dos principais pré-candidatos a Deputado Estadual por Caldas Novas sendo o possível campeão de votos no município nas próximas eleições.
--

- Rodrigo Lima [PL]
Rodrigo Silva Lima é natural de Buriti Alegre - Goiás, nasceu em 25 de junho de 1975, casado, tem ensino médio completo, Pai de quatro filhos e tem 48 anos de idade. Autodeclarado de Direita, Rodrigo participou de três eleições, está em seu terceiro mandato de Vereador, tendo sido eleito pela primeira vez em 2012 pelo partido [PTB] obtendo 1.537 votos totalizados (3,79% dos votos válidos). No ano de 2016 foi eleito pelo partido [PR] obtendo 1.109 votos totalizados (2,57% dos votos válidos). Nas eleições de 2020 foi eleito pelo [PL] obtendo 727 votos totalizados (1,70% dos votos válidos). Rodrigo é radialista e apresentador do programa AGORA NA TV da Emissora de Tv, Canal UHF 34. TV CALDAS - de propriedade da empresaria e deputada federal Magda Mofatto -, realiza relevantes serviços e ações sociais em prol das famílias mais carentes que buscam ajuda em seu gabinete na Câmara Municipal e no Programa de TV. Desde o inicio desta legislatura, compõe a bancada de oposição ao atual Governo do Prefeito Kleber Marra, sendo o foco principal de sua atuação no Legislativo, a fiscalização, o combate a corrupção e a valorização do Servidor Público. Nos bastidores da Politica Caldasnovense acredita-se que Rodrigo Lima terá votação expressiva devido as dezenas de cidades que serão tidas como bases eleitorais no Estado, não dependendo sua candidatura apenas dos votos dos eleitores do Município de Caldas Novas.
--

- Silio Junqueira [PRTB]
Silio Junqueira Moraes é nascido em Caldas Novas - Goiás, tem 58 anos de idade e 30 anos de vida pública. Tendo sido diretor de recursos humanos da Prefeitura, diretor do Procon, Secretário de Administração, Finanças, Comunicação e Educação. Exerceu o mandato de Vereador por duas vezes, obtendo no ano de 2012, 780 votos totalizados (1,92% dos votos válidos) e no ano de 2016, obtendo 856 votos totalizados (1,98% dos votos válidos), sendo seus mandatos marcados pelos fortes posicionamentos no combate a corrupção. Atualmente, Silio é vice-prefeito na gestão do Prefeito Kleber Marra, onde obtiverãm 27.099 votos totalizados (63,79% dos votos válidos na eleição de 2020), entretanto Silio não tem nenhum espaço na administração. Candidato ao cargo de Deputado Estadual em Goiás pelo [PRTB] nas Eleições de 2018, Silio obteve 4.791 votos totalizados (0,16% dos votos válidos) mas não foi eleito. Publicizado em suas redes sociais oficiais, Silio Junqueira confirmou que é pré-candidato nas Eleições de 2022 à Deputado Estadual novamente pelo partido [PRTB]. Na Câmara de Vereadores, Silio Junqueira possivelmente terá o apoio do pastor e Vereador Daniel Caldeira, um dos politicos mais crítico ao atual governo municipal e seu correligionário de sigla partidária. 
--

- Weuller Gonçalves [MDB]
Weuller Gonçalves da Silva, nasceu em 27/02/1982, tem 40 anos de idade, casado, Pai de cinco filhos, é produtor de grandes eventos, pequeno produtor rural, empresário do ramo automotivo e da construção civil, natural de Goiânia - Goiás. Seu avô paterno, Gumercindo Gonçalves Pinheiro foi Vereador em Caldas Novas por três mandatos, sendo o mais votado proporcionalmente na história do município, atingido aproximadamente 28% dos votos validos à época. Weuller ainda possui grau de parentesco com um dos que foram considerados como maiores lideres politico da história do Estado de Goiás, Sr. Iris Rezende Machado. O histórico de vida pública de Weuller é extenso, aos 16 anos de idade, em 1998 foi Presidente da UEE/GO - União Estadual dos Estudantes de Goiás, tendo projeção no Estado que o levou a ser coordenador de campanha do então candidato ao Governo de Goiás, Marconi Perillo. Que após eleito, atendeu o pedido da UEE, descentralizando a Universidade Estadual de Goiás (UEG), criando novos polos universitários em cidades do interior do Estado. Na década de 2000 coordenou a campanha eleitoral de seu Pai, Gumercindo da Retífica para Vereador, logrando êxito, tendo seu pai sido eleito o 6º vereador mais votado daquela legislatura com 528 votos sendo (2,17% dos votos válidos). De 2004 a inicio de 2007 foi assessor parlamentar no Congresso Nacional em Brasília - DF. De 2007 a 2008 foi assessor especial do então Governador de Goiás, Alcides Rodrigues Filho. De 2010 a 2019 prestou serviços a diversos partidos e personalidades politicas no Estado de Goiás na área de marketing politico. Disputou pela primeira vez as eleições no ano de 2020, sendo entre os eleitos o 7º Vereador mais votado na legislatura 2020/2024, obtendo 733 votos totalizados (1,71% dos votos válidos). Hoje Weuller Gonçalves é considerado um politico independente, tem como bordão principal "não ter rabo preso com empresário e nem politico de estimação", tendo como lema "servir ao Povo e honrar a Deus". No meio político, Weuller é conhecido por ser inteligente e muito articulado.
--

Parte do empresariado e a cúpula politica da cidade tendem a afunilar e bancar um único candidato local. Mas alguns denominados "forasteiros", com apoio local, tendem a esvaziá-lo eleitoralmente. Os candidatos locais além de disputarem os votos da própria cidade com as raposas políticas citadas, têm pouco espaço para busca de votos em outros municípios. O problema de Caldas Novas pode ser um possível excesso de candidatos buscando votos no município — aí ninguém se elege.

E você tem algum nome que não foi lembrado nessa lista? envia pra gente ou deixe nos comentários.

*as informações contidas nesta matéria informativa foram pesquisadas e obtidas com os próprios citados e através de sites governamentais.