Avisos meteorológicos emitido pelo INMET indica onda de calor no Centro-Oeste

Caldas Novas / 273

Para este sábado (11/11), a previsão é de mais calor na Capital Mundial da Águas Quentes, com temperatura máxima de 39°C e mínima de 19°C.

Os dois alertas emitido pelo INMET nesta sexta-feira (10), indicam que as temperaturas máximas ficarão 5°C acima da média mensal por mais de cinco dias consecutivos

No aviso de nível vermelho (grande perigo) serão afetadas áreas dos estados de MS, MT, SP, MG, GO, RO e todo o DF. Nessas localidades, as temperaturas máximas ficarão 5°C acima da média mensal por mais de cinco dias consecutivos, ou seja, até, pelo menos, a próxima quarta-feira (15).

Já no aviso de nível laranja (perigo) serão afetadas outras áreas de MS, PR, SP, ES, MG, BA, GO, TO, MT, PA, AM, RO e todo o RJ. Nessas regiões, a previsão indica que as temperaturas máximas devem ficar 5°C acima da média mensal por cinco dias consecutivos, o que seria até a próxima terça-feira (14). 

Em Caldas Novas, região  sudeste do Estado de Goiás a previsão para esta sexta-feira (10/11), é de máxima de 38°C e mínima de 21°C. A umidade do Ar fica entre 10% de mínima e 60% de máxima. Para este sábado (11/11), a previsão é de mais calor na Capital Mundial da Águas Quentes, com temperatura máxima de 39°C e mínima de 19°C.

O Instituto pontua que os avisos serão reavaliados diariamente para possíveis ajustes, especialmente, na área de atuação do fenômeno. Assim, ao longo dos próximos dias, a condição para satisfazer os critérios de onda de calor pode se expandir ou alterar, portanto, é recomendado acompanhar a atualização dos avisos meteorológicos especiais em: portal.inmet.gov.br.

O INMET explica também que a intensidade do aviso meteorológico está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não aos desvios de temperatura absolutos em si.

Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
Foto: Reprodução/Inmet