Aeroporto de Caldas Novas recebe visita técnica da (AGA) do Comando da Aeronáutica

Caldas Novas / 315

A visita técnica teve como fim esclarecer dúvidas sobre as construções ao redor do nosso aeroporto

O município de Caldas Novas e o Aeroporto receberam, nesta semana, a visita técnica da equipe da Subdivisão de Aeródromos (AGA) do Comando da Aeronáutica, vinculada ao Órgão Regional do DECEA.

Foram dois dias diálogos cruciais para esclarecer dúvidas sobre as construções ao redor do nosso aeroporto.

Sabemos que a união entre comunidade, poder público, Comando da Aeronáutica e administração do aeroporto é o que possibilita a segurança das operações e também o desenvolvimento consciente da nossa cidade.

Aeródromos e Auxílios Terrestres (AGA)

O espaço aéreo ao redor de um aeródromo/aeroporto é uma área complexa onde aeronaves executam manobras aéreas e procedimentos de voo que requerem uma extensão mais ampla do que se costuma imaginar.

Abrange, além da área sobre o complexo aeroportuário propriamente, grande porção do espaço aéreo da circunvizinhança, onde, muitas vezes, habitam e circulam pessoas, bem como são erguidas edificações.

Para garantir a segurança destes indivíduos, bem como dos passageiros nas operações de pouso e decolagem, apartando-os de obstáculos e riscos desnecessários, a legislação aérea brasileira prevê um instrumento de grande importância: a Zona de Proteção de Aeródromo (ZPA).

O Comando da Aeronáutica, por meio do DECEA, é o órgão responsável por deliberar a respeito dos serviços relacionados aos diferentes planos de ZPA no País, bem como às autorizações relativas às construções planejadas para estes locais.

O Portal AGA do DECEA reúne as informações, documentações e toda processualística dispensada à abertura de processos, solicitações e consultas relativas às ZPA no Brasil.

O Aeroporto

Em novembro de 2015, a Socicam assumiu a administração e operação do Aeroporto de Caldas Novas (GO), que atende à demanda de toda a região sul de Goiás. Com uma área coberta de 2.980 m² e pista de dimensões 2.100m x 45m,é o segundo maior terminal de passageiros e carga do estado.

Fonte: Socicam Aeroportos - aeroportodecaldasnovas/
Ministério da Defesa - Departamento de Controle do Espaço Aéreo - Força Aérea Brasileira
Foto: Reprodução/aeroportodecaldasnovas