Trabalhador morre eletrocutado ao podar árvore em Caldas Novas

Caldas Novas / 323

Vítima de 28 anos sofreu descarga elétrica após galho encostar na rede de energia no Setor Itaguaí II; Equatorial reforça alerta sobre riscos de podas próximas à fiação

Um trabalhador de 28 anos morreu na tarde deste domingo (9) após sofrer uma descarga elétrica enquanto realizava a poda de uma árvore no Setor Itaguaí II, em Caldas Novas, região sul de Goiás. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu quando um galho da árvore encostou na rede elétrica.

Quando a equipe do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (BBM) de Caldas Novas chegou ao local para atender a ocorrência, a vítima ainda estava sobre a árvore. As imagens do resgate mostram os militares subindo na árvore para retirar o corpo do homem, que apresentava queimaduras nas mãos, na perna e no rosto.

O resgate só pôde ser realizado após a companhia de energia fazer o desligamento da rede elétrica. De acordo com os bombeiros, foi necessário utilizar uma motosserra para cortar alguns galhos e alcançar a vítima. A equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou o óbito no local.

O caso evidencia os riscos de realizar podas em árvores próximas à rede elétrica sem a devida autorização e equipamentos de segurança adequados. Objetos metálicos, ferramentas ou galhos que entram em contato com a fiação podem se tornar condutores de energia, causando acidentes graves e até fatais.

Leia a nota da Equatorial na íntegra

A Equatorial Goiás lamenta profundamente o acidente ocorrido neste domingo (9), em Caldas Novas, que resultou no falecimento de um trabalhador. A companhia manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos da vítima.

Assim que tomou conhecimento do fato, após ter sido acionada pelo Corpo de Bombeiros, uma equipe técnica da Equatorial deslocou-se imediatamente até o local, onde foi constatado que o acidente ocorreu durante uma poda realizada pela vítima, em árvore situada nas proximidades da rede elétrica.

A Equatorial reforça que somente equipes técnicas e profissionais devidamente autorizados pela companhia podem realizar atividades na rede elétrica e em suas proximidades, uma vez que objetos metálicos, ferramentas ou galhos de árvores que entrem em contato com a fiação podem se tornar condutores de energia, representando grave risco de acidentes, inclusive fatais.

A companhia reforça as orientações de segurança sobre a poda de árvores próximas à rede elétrica, conforme vem sendo divulgado na imprensa:

- Jamais realize podas próximas da rede elétrica por conta própria. Esse tipo de serviço deve ser executado exclusivamente por equipes treinadas da distribuidora de energia;
- Em caso de risco de contato de galhos com a fiação elétrica, acione a distribuidora. A solicitação pode ser feita gratuitamente pelos canais oficiais da companhia;
- Evite o plantio de árvores embaixo da rede elétrica;
- Ao realizar podas particulares, verifique se a área de trabalho está distante da rede elétrica. O descuido pode causar acidentes graves, como choques elétricos e quedas de energia.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Goiás

Fonte: Com informações de g1 Goiás/9º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (BBM) de Caldas Novas 
Foto: Divulgação/9º BBM