Município de Caldas Novas atinge o índice de Capacidade de Pagamento Nível A (CAPAG A) topo do rating fiscal-financeiro na gestão pública. 

Política Local / 637

Na gestão anterior, Caldas Novas estava classificada com nota C, em péssima avaliação, impedida de obter empréstimos e financiamentos, e ainda, sem certidões para receber recursos do Estado e da União

O município de Caldas Novas atinge o índice de Capacidade de Pagamento Nível A (CAPAG A) que representa o maior nível que um município pode conquistar no topo do rating fiscal-financeiro na gestão pública. 

O rating é a nota que uma agência classificadora de risco atribui a um governo e que mede a capacidade e disposição do ente de honrar com suas obrigações. O índice é concedido pelo Tesouro Nacional e a metodologia do cálculo, é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez.

Segundo o secretário Municipal da Fazenda e Gestão, Edésio Junqueira, para fazer esse levantamento o Tesouro Nacional avalia o grau de solvência, a relação entre receitas e despesas correntes e a situação de caixa, elaborando um diagnóstico da saúde fiscal do Município. “Quando assumimos a gestão, Caldas Novas estava classificada com a CAPAG C, ou seja, em péssima avaliação, impedida inclusive, de obter empréstimos e financiamentos, e ainda, receber recursos do Estado e da União.

A notícia foi comemorada pelo prefeito Kleber Marra já que, a classificação coloca Caldas Novas no seleto grupo de municípios brasileiros, que alcançaram o nível CAPAG A e  representa ainda todo um esforço em manter a saúde financeira, vital para a segurança da gestão pública e atração de novos investimentos e benefícios para a população. 

Para o prefeito, ‘o equilíbrio das contas públicas, a sustentabilidade fiscal e o trabalho em equipe, foram determinantes para que o município obtivesse credibilidade diante do sistema financeiro nacional e internacional’.

“Esse reconhecimento é um indicador de que estamos no caminho certo e que a melhoria da situação fiscal sempre proporcionará a melhoria das políticas públicas no Município. A classificação significa que Caldas Novas atingiu a nota 10 na gestão fiscal e agora pode honrar com seus compromissos, pode obter empréstimos e financiamentos em condições mais favoráveis, além de demonstrar toda seriedade, comprometimento e responsabilidade da nossa gestão”, destacou Kleber Marra.

Secretaria de Comunicação 
Prefeitura de Caldas Novas