Incêndio de grandes proporções atinge área rural em Rio Quente e mobiliza operação integrada

Rio Quente / 299

Fogo consumiu cerca de 376 hectares e chegou a ameaçar o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas; combate durou mais de 11 horas

Um incêndio florestal de grandes proporções atingiu, no sábado (27/09), áreas rurais do município de Rio Quente, em Goiás. O fogo começou por volta das 11h30 e só foi controlado por volta das 23h, após mais de 11 horas de combate intenso.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, as chamas se alastraram rapidamente e alcançaram um bambuzal, que desabou sobre a GO-507, interditando a rodovia nos dois sentidos. O incêndio também avançou em direção ao HotPark e chegou a atingir a borda do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. Na região noroeste, o fogo se espalhou entre as rodovias GO-507 e GO-443, sentido Ecochalés, afetando propriedades rurais e danificando redes de energia elétrica, telefonia e internet.

A operação de combate contou com 32 integrantes, entre bombeiros militares, brigadistas voluntários, a Brigada Aliança da Terra, militares do Exército Brasileiro, além de equipes da Prefeitura de Rio Quente e do HotPark. Foram utilizados 12 veículos, incluindo caminhões-pipa, tratores e aeronaves de apoio.

Graças à ação conjunta, foi possível conter o avanço das chamas, protegendo o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, propriedades rurais, áreas de hospedagem e de lazer da região. Uma fazenda com apiário também recebeu atendimento emergencial após solicitação do proprietário.

De acordo com as estimativas iniciais, cerca de 376 hectares foram consumidos pelo fogo e aproximadamente 100 mil litros de água foram utilizados no combate. O incêndio foi extinto ainda na noite de sábado.

Com informações de Diário da Manhã
Fotos: Reprodução/Corpo de Bombeiros Militar de Goiás/Diário da Manhã