O Estado se destaca ainda como o 1º lugar na Região Centro-Oeste
O documento, que comprova a legalidade de profissionais e empresas turísticas, garante segurança ao viajante e vantagens aos trabalhadores da área. Os dados indicam o fortalecimento do setor turístico goiano com aumento superior a seis vezes em cinco anos
A regularização do setor de Turismo tem avançado dia após dia em Goiás. O número de prestadores de serviços turísticos que atuam de forma legal no Estado passou de 1.280 em 2019 para 8.200 em 2024. O crescimento sem igual nos últimos cinco anos levou Goiás ao 7º lugar no ranking nacional em cadastros de prestadores de serviços turísticos regularizados no Ministério do Turismo. O Estado se destaca ainda como o 1º lugar na Região Centro-Oeste. O resultado do Estado no ranking se deve à atuação da equipe do Governo de Goiás, através da Goiás Turismo.
Segundo a coordenadora regional do Cadastur de Goiás, Sandra Vital, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos é o sistema de profissionais e empresas que integram a cadeia do Turismo, executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os estados. O Cadastur representa a formalização das empresas, além de ser a garantia de que elas estão operando de acordo com a legislação. O documento é ainda uma importante fonte de consulta para o turista, garantindo maior segurança na escolha dos prestadores de serviços.
A iniciativa também traz benefícios às empresa e profissionais do setor. Isso porque, ao se cadastrar, passam a contar com diversas vantagens e oportunidades de negócios, como acesso a programas governamentais, incluindo cursos de qualificação, apoio em feiras e eventos, visibilidade nos canais de divulgação da Pasta e, ainda, acesso a financiamento por meio de bancos oficiais. E o registro é uma das exigências para a inclusão e a permanência de um município no Mapa do Turismo Brasileiro.
O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, comemora o crescimento que põe o Estado em primeiro lugar no Centro-Oeste em número de estabelecimentos legalizados. Fabrício destaca a seriedade do trabalho de sensibilização feito pela equipe do Cadastur para se chegar a esse resultado: “o esforço incansável do time da Goiás Turismo levou ao aumento da conscientização de profissionais e empresários do Turismo sobre a importância de se ter o cadastro, o que colocou Goiás na liderança no Centro-Oeste”.
O registro do Cadastur precisa ser renovado a cada cinco anos para os guias de turismo e a cada dois anos para as demais atividades. O cadastro é gratuito e totalmente digital, e pode ser realizado por meio do site www.cadastur.turismo.gov.br. Qualquer dúvida ou esclarecimento, entrar em contato pelos telefones (62) 3201-8123, 3201-8125 e WhatsApp (62) 99504-9214, ou ainda pelo e-mail mtur.go@gmail.com.
Fonte: Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) – Governo de Goiás
Foto: Goiás Turismo