Goiás apresenta avanços ambientais e reforça defesa do Cerrado na COP30; veja programação

Meio Ambiente / 302

Comitiva goiana integra painéis e encontros com lideranças nacionais e internacionais, entre os dias 10 e 17 de novembro

O Governo de Goiás participa da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, para reafirmar o protagonismo do Estado nas agendas de clima, biodiversidade, energia limpa e desenvolvimento sustentável. Liderada pelo governador Ronaldo Caiado e pela secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, a comitiva integra uma série de painéis e encontros que envolvem lideranças nacionais e internacionais, entre os dias 10 e 17 de novembro. Veja a programação completa abaixo.

As atividades começam nesta segunda-feira, dia 10, com a abertura da Casa da Biodiversidade e Clima, coordenada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), espaço que reúne governos, instituições de pesquisa e organismos internacionais para debater soluções integradas frente à crise climática. No mesmo dia, Goiás marca presença em painéis estratégicos, como “Transição Energética e Transporte Sustentável: o caminho para a mobilidade limpa e sustentável”, moderado por Vulcanis.

No dia 11, o governador vai representar Goiás no painel internacional “Do Território para o Mundo”, organizado pela Regions4, apresentando experiências de soluções baseadas na natureza que unem mitigação climática e desenvolvimento territorial. Ainda nessa data, o Estado participa da discussão “Parceria Global para Alimentos, Clima e Florestas”, que propõe a criação de uma agenda brasileira voltada à sustentabilidade nas cadeias de commodities alimentares.

A programação de 12 de novembro traz temas voltados à inovação e bem-estar, como o painel “Saúde, Natureza e Wellness: a efetividade da prática integrativa Banho de Natureza”, conduzido por Vulcanis, que falará sobre a nova iniciativa da Semad para medir, por meio de pesquisa científica, impactos que o contato com o meio ambiente pode ter na saúde, reduzindo transtornos e doenças, como ansiedade, depressão, diabetes e pressão alta.

No dia 13, a comitiva goiana contribui para a mesa “Proteção e Produção nos Cerrados Brasileiros”, promovida pela Embrapa, e para o painel “Futuro da Mineração, Sustentabilidade e Transição Justa”, conduzido por Andréa Vulcanis na Casa da Biodiversidade. 

Encerrando a participação de Goiás, o dia 17 concentra as ações ligadas à agenda climática e à transição verde. No Hub do Conselho Federal de Química, será apresentada a Estratégia Goiás Carbono Neutro, conduzida pelo subsecretário de licenciamento, fiscalização e controle ambiental da Semad, Robson Disarz, gerente de economia verde e circular da Semad, Ramon Pereira Trajano, e do superintendente de fiscalização e controle ambiental, Marcelo Sales, que orienta as ações do Estado para alcançar a neutralidade em carbono até 2050. 

Ainda no mesmo espaço, o Estado integra a mesa “Economia Verde e Circular: políticas subnacionais e cooperação federativa para o desenvolvimento sustentável”, seguida do debate “Inclusão de Ecossistemas Abertos como Sumidouros de Carbono para o Alcance das NDCs”, no Pavilhão Brasil, com participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Programação completa

10 de novembro (segunda)

09h–10h30 | Abertura da Casa da Biodiversidade e Clima (Abema) — Instituto Tecnológico Vale (ITV), Belém.
Participação: Andréa Vulcanis; Eduardo Taveira (pres. Abema/AM); Raul Protázio (SEMAS-PA). Abertura do espaço e apresentação da programação da Casa.

12h–13h | “Transição Energética e Transporte Sustentável: o caminho para a mobilidade limpa e sustentável” (Consórcio Brasil Verde) — Zona Azul, Global Renewable Hub (PV-C110).
Moderadora: Andréa Vulcanis. Convidados: Renato Casagrande (ES), Barbara Bortolin (Porto do Açu), José de Ribamar O. Filho (CFQ), Elbia Gannoum (ABEEólica), representante do Google.

14h15–15h15 | “Governança Climática Participativa: a importância da atuação vertical para o alcance das NDCs” (Abema) — Pavilhão Brasil – Zona Azul, Auditório Cumaru.
Participação: Andréa Vulcanis (moderação/participante).

15h–17h | “Alavancando a agenda de conservação por meio de parcerias: contribuições para a Meta 3 do GBF” (Semad/Abema) — Casa da Biodiversidade e Clima (ITV). Participantes: José Bento; Letícia Guimarães (Vale/RNV); Mariê Ikemoto; Tatiana Motta; Cristiano da Cunha. Foco em parcerias para cumprir a Meta 3 (30×30).

17h | “Políticas de Controle das Emissões e Enfrentamento das Mudanças Climáticas” (CNI) — Zona Azul, Stand CNI (Sustainable Business).
Participação: Andréa Vulcanis; Renato Casagrande; Marcelo Lemos; Marcelo Klein; Roberto Muniz.

11 de novembro (terça)

09h–10h | “Uso e ocupação do solo e o enfrentamento às mudanças climáticas” (Abema) — Casa da Biodiversidade e Clima (ITV).
Participação: José Bento da Rocha, Tiago Rocha; representantes de CE, AP, ES (Raul Romão), DF, entre outros.

09h30–11h | “Do Território para o Mundo: liderança e investimento subnacionais para clima e natureza” (Regions4) — Zona Azul, Pavilhão da Natureza.
Participação: Ronaldo Caiado/Andréa Vulcanis (assinatura de documento; painel sobre ação territorial).

11h–11h45 | “Políticas Públicas para a Produção Sustentável de Biocombustíveis e Minerais Críticos: compromissos e incentivos” (Semad) — Zona Azul, Brazilian Sustainable Transportation Pavilion (C-64).
Participação: Ronaldo Caiado; André Rocha (Fieg). Debate sobre transição energética, bioenergia e o papel de Goiás nas cadeias globais de energia limpa

13h–14h30 | “Parceria Global para Alimentos, Clima e Florestas” (Semad) — Casa da Biodiversidade e Clima (ITV).
Participação: Ronaldo Caiado; Sr. Changton Huang (FAIRR).

11h–11h45 | “Políticas Públicas para a Produção Sustentável de Biocombustíveis e Minerais Críticos: compromissos e incentivos” (Semad) — Zona Azul, Brazilian Sustainable Transportation Pavilion (C-64).
Participação: Ronaldo Caiado; André Rocha (Fieg). Debate sobre transição energética, bioenergia e o papel de Goiás nas cadeias globais de energia limpa

12 de novembro (quarta)

09h–10h30 | “Saúde, Natureza e Wellness: a efetividade do Banho de Natureza” (Semad/Abema) — Casa da Biodiversidade e Clima (ITV).
Participação: Andréa Vulcanis; Ricardo Guelman; Rodolpho Z. Bastos (SEMAS-PA); Luiz Oliveira (Inst. Espinhaço); Karina Pavão.

13h45–14h45 | “Minerais Críticos e Transição Energética: a importância do Brasil e da cooperação internacional” (Amcham Brasil) — Pavilhão Brasil – Zona Azul, Auditório Cumaru.
Participação: Andréa Vulcanis.

14h–15h30 | “Políticas Públicas Inovadoras para a Gestão Sustentável de Resíduos” (Sistema CFQ) — Zona Verde, HUB do CFQ, Estande 44 (Pav. 2).
Participação: Kaoara de Sá.

16h30–18h | Mesa redonda da Recepção de Alto Nível sobre Financiamento Florestal (Leaf) — Hotel Rede Andrade Hangar (próx. Blue Zone).
Participação: Andréa Vulcanis; lideranças de governos florestais, povos indígenas, países doadores e setor privado.

13 de novembro (quinta)

10h–11h15 | “Proteção e Produção nos Cerrado(s) brasileiros” (Embrapa) — Agrizone, Auditório 4.
Moderação: José Bento da Rocha; participação: Tiago Rocha; João Gurgel (Earth Innovation); Márcia (Embrapa); Luiz Oliveira (Inst. Espinhaço).

14h–16h | “Futuro da Mineração: Sustentabilidade e Transição Justa” (Abema) — Casa da Biodiversidade e Clima (ITV).
Participação: Andréa Vulcanis; Marília C. de Melo; Dale Henderson; Rodolpho Z. Bastos; Vale S.A.

17 de novembro (segunda)

14h–15h15 | “Estratégia Goiás Carbono Neutro” (Semad/CFQ) — Zona Verde, HUB do Conselho Federal de Química, Estande 44.
Palestrantes: Robson Disarz, Vitor Barbosa, Ramon Pereira Trajano, Marcelo Sales.
Moderador: Luciano Figueiredo (CFQ). Objetivo: apresentar a estratégia para net-zero até 2050 e políticas correlatas (desmatamento ilegal zero, PSA, sociobiodiversidade).

16h15–17h15 | “Economia Verde e Circular: políticas subnacionais e cooperação federativa” (Semad/CFQ) — Zona Verde, HUB do CFQ, Estande 44.
Participação: Ramon Pereira; Kamila Camilo (Oyá); Fernanda Sossai (Ambipar); Karine Gurgel (Consórcio Nordeste); Elisa de Siqueira (MF).

17h30–18h30 | “Inclusão de Ecossistemas Abertos como Sumidouros de Carbono para o atingimento das NDCs” (Semad) — Pavilhão Brasil – Zona Azul, Auditório Cumaru.
Moderação: Robson Disarz. Convidados: Marina Hirota (Serrapilheira); Daniel Nepstad (Earth Innovation); Leigh Ann Winowiecki (CIFOR-ICRAF); Natashi A. L. Pilon (Unicamp).

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Governo de Goiás
Fotos: Agência Brasil