Cidades turísticas goianas iniciam vacinação contra Covid-19

Goiás / 607

Caldas Novas, Aruanã e Cidade de Goiás possuem, juntas, 1.520 doses da vacina Coronavac

Em meio à 2ª onda de Covid-19 em Goiás, as cidades turísticas goianas iniciaram a vacinação contra a doença. Juntos, os municípios de Caldas Novas, Cidade de Goiás e Aruanã receberam 1.520 doses da Coronavac na primeira etapa de imunização no estado. Profissionais da saúde, idosos que vivem em abrigos e indígenas que moram em aldeias compõem o grupo prioritário contemplado neste momento.

Em Caldas Novas, o processo de vacinação teve início na manhã desta quarta-feira (20). A primeira pessoa imunizada na cidade atua como técnica em enfermagem na cidade. Rosa Helena Martins de Araújo, de 55 anos, é casada e possui 4 filhos. A profissional atua no Hospital da Retaguarda, na linha de frente no combate ao coronavírus, desde o início da pandemia.

A mulher, que nunca contraiu o vírus, afirma que vê a vacina como um presente. ??Se tem alguém que estava esperando era eu, por causa do meu pai e da minha mãe. Estou muito feliz?, disse.

O prefeito Kleber Marra ressaltou que a vacina ??é a luz no fim do túnel para uma doença que dizimou tantas famílias?. ??Sabemos que o número de doses é pouco, mas elas foram divididas de forma proporcional para cada cidade goiana. Garantimos, no entanto, que o nosso objetivo é vacinar todos os moradores de Caldas Novas?, comentou.

De acordo com a coordenadora de Epidemiologia, Gislene Cotian, das 1 mil doses recebidas, 68 serão aplicadas em idosos e pessoas com deficiência que vivem abrigos. Outras 932 são destinadas a profissionais da saúde. ??Vamos seguir à risca o cronograma de vacinação do Governo de Goiás. Ainda não há uma previsão de quando serão enviadas novas remessas da Coronavac, mas assim que tivermos acesso a essa informação, iremos divulgar?, explicou.

Aruanã

A cidade de Aruanã foi contemplada com 210 doses da vacina, que começaram a ser aplicadas na terça-feira (19). Segundo explica o coordenador técnico do Comitê de Enfrentamento à Covid- 19, Carlos Eduardo Cardoso, a prioridade são trabalhadores da saúde (110 doses), bem como indígenas que moram em duas aldeias no município (100 doses).

De acordo com ele, Aruanã não possui abrigos para idosos, e, por este motivo, a vacinação também pode contemplar pessoas com idade acima de 85 anos.

??Estamos aguardando a chegada de mais doses para tentar ampliar o volume de pessoas a serem imunizadas. Para isto, dependemos de uma posição do Ministério da Saúde, mas no primeiro momento vamos conseguir vacinar toda a linha de frente da saúde que atua no enfrentamento à Covid?, informou.

Cidade de Goiás

As primeiras 310 doses da vacina Coronavac chegaram na Cidade de Goiás na manhã de terça-feira (19). Segundo nota publicada no site oficial da Prefeitura, profissionais de saúde do município e idosos internos do Asilo São Vicente de Paula serão vacinados durante toda esta quarta-feira (20).

Via: mais goiás