Chuvas voltam a cair em todo o estado de Goiás nas próximas duas semanas

Goiás / 820

Pancadas de chuvas são previstas para as próximas duas semanas, em Goiás. Apesar das altas temperaturas, espera-se que as ondas de frio pela manhã e calor à tarde devem marcar o mês de maio

A previsão do tempo para Goiás é de chuva intensa no norte do estado e poucas pancadas nas demais regiões. Na segunda quinzena de maio o clima seco deve prevalecer até meados de outubro. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a média de chuva esperada nos últimos dois meses foi abaixo do esperado.

Segundo o levantamento do mês de abril, o registro de chuvas foi a quem do esperado, pelo fato de que a quantidade prevista de chuva para o mês de abril foi muito inferior do que de fato choveu. Os registros indicam que na cidade turística de Pirenópolis, por exemplo, tinha uma quantidade de chuva prevista para 115,3 milímetros, porem, só caíram 37,4 milímetros de água. Na capital do estado e nas demais cidades de Catalão, Rio Verde, Ipameri, Aragarças, e Formosa aparecem em seguida.

A falta de chuva não prejudicará somente nós, com o calorão, mas também o setor da agricultura, que depende da chuva para fortalecer a plantação. Pancadas de chuvas podem ocorrer esporadicamente nesse período, amenizando a temperatura, mas não vão amenizar os riscos de focos de queimadas e os resolver problemas da estiagem.

Para André Amorim, “Isso preocupa porque a vegetação está mais seca e a segunda safra está comprometida em Goiás. Quem plantou mais cedo, até janeiro, ainda consegue salvar a safra. Para quem deixou para plantar no último dia de fevereiro ou março, está bastante comprometido”, explica o gerente do (Cimehgo).

O gerente do Cimehgo ainda ressalta que, este mês será de manhãs mais frias, com temperatura nas alturas durante todo o dia e umidade relativa do ar baixa à tarde.