Chuva à vista para o Centro-Oeste do Brasil

Goiás / 772

A previsão do tempo indica que a chuva deve chega em Goiás a partir de quarta-feira (10) e muito perto de Brasília, mas a previsão de chuva para o Distrito Federal ainda é incerta

Neste domingo, 7 de agosto, Goiânia completa 116 dias sem chuva diária igual ou superior a 10 mm. As medições regulares do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), mostram que a última chuva acima de 10 mm ocorreu entre 12 e 13 de abril, quando choveu 30,8 mm. A secura na região de Brasília é semelhante. Domingo (7), a capital federal vai completar 92 dias sem chuva significativa, que deixasse um acumulado igual ou superior a 10 mm.

O cenário de calor e secura do ar é normal no Centro-Oeste durante o inverno. Exatamente por isso, os dias com ar mais úmido, com alguma chuva e com ventos frescos provocados pela passagem de frentes frias são importantes para dar um alívio para a população.

De acordo com o INMET, a previsão do tempo para Goiânia, neste domingo, 7 de agosto, é de poucas nuvens com névoa seca pela manhã, a tarde permanece estável com rajadas de ventos moderadas. A noite vai ser de poucas nuvens com temperatura mínima de 13°C e máxima de 34°C. A unidade do ar para a capital goiana vai ser de máxima: 80% e mínima: 15%.

Em Caldas Novas o tempo fica firme, com poucas nuvens e névoa seca pela manhã. O termômetro marca temperatura máxima de 35°C e mínima 19°C. À tarde, o calor intenso e o sol forte ainda vão predominar, a umidade do ar tem máxima de 50% e mínima 20%.

Chuva à vista

Durante este primeiro fim de semana de agosto, a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera vai levar ar úmido da Região Norte para o Centro-Oeste. Isto vai facilitar a formação de nuvens e aumentar a chance de chover.

O tempo começa a mudar neste domingo (07), uma entrada de ar úmido se intensifica e uma baixa pressão atmosférica se intensifica no Paraguai. Estes dois fatores vão estimular o crescimento de nuvens e a ocorrência de pancadas de chuva em Mato Grosso do Sul e nas áreas a oeste e sul de Mato Grosso.

Uma nova frente fria se forma no Sul do Brasil e no Paraguai entre os dias 8 e 9 de agosto e avança com força sobre o Centro-Oeste. A chuva chega a Goiás na quarta-feira (10) e muito perto de Brasília, mas a previsão de chuva para o Distrito Federal ainda é incerta.

A previsão do tempo para Goiânia, para quarta-feira (10), é de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada. A unidade do ar para a capital goiana vai ser de máxima 80% e mínima 35%. Os termômetros marcam temperatura mínima de 13°C e máxima de 34°C.

Fonte: INMET/Climatempo

Foto: Reprodução INMET/freepik