BYD do Brasil doa 100 carregadores elétricos para as principais cidades goianas, Caldas Novas está entre elas

Caldas Novas / 202

Instalação dos carregadores nos órgãos estaduais será realizada até o fim deste ano 

A BYD do Brasil, líder no mercado de mobilidade elétrica no mundo e no país, firma parceria com o Governo de Goiás para a doação de 100 carregadores Wallbox a serem instalados nas principais cidades goianas, sendo este o maior aporte em carregadores de carros elétricos e híbridos no estado.

Este é mais um desdobramento dos investimentos feitos pela marca no Brasil, que comprovam que a greentech (tecnologia verde) continua apostando no protagonismo do mercado brasileiro no cenário global.

Carregadores elétricos

O Termo de Doação, assinado em 10 de outubro entre BYD, Secretaria-Geral de Governo (SGG) e Secretaria Indústria, Comércio e Serviços (SIC) antecede a entrega dos equipamentos, prevista para ocorrer até o final do mês. A conclusão da instalação dos carregadores nos órgãos estaduais será realizada até o final deste ano.

Serão contemplados os municípios de Águas Lindas de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Anápolis, Aruanã, Caldas Novas, Campos Belos, Catalão, Cristalina, Formosa, Goianésia, Goiânia, Trindade, Aparecida de Goiânia, Goiás, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mineiros, Pirenópolis, Porangatu, Posse, Rio Verde, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Uruaçu e Valparaíso de Goiás.

A iniciativa está alinhada com a Política Estadual de Combustíveis de Goiás, que prevê o apoio e incentivo à eletromobilidade no estado. Dentre os marcos da lei, está a definição de que a renovação da frota oficial do Governo do Estado aconteça com veículos movidos a biocombustíveis, eletricidade ou híbridos. A mudança também passa a valer para o transporte coletivo da rede municipal de Goiânia, que deverá realizar as substituições até 2026.

Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD no Brasil, afirma que a doação é mais um passo da companhia para promover a eletrificação do país.

“A BYD é protagonista no cenário de expansão global da indústria de veículos elétricos e híbridos, e aqui no Brasil nós lideramos essa narrativa. Para nós é uma grande conquista poder investir na expansão da infraestrutura de carregamentos no país e Goiás é um estado-chave na eletrificação da região centro-oeste brasileira”, comemora o executivo.

Estamos comprometidos em promover cada vez mais este movimento e podemos dizer que essa iniciativa seja a primeira de muitas no país”, finaliza Baldy.

“O Governo de Goiás está revolucionando o modelo de transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana com reformas estruturais em estações e terminais, além da modernização da frota governamental. A prioridade da gestão é, além de oferecer um transporte eficiente, que atenda às demandas de mobilidade urbana, ao mesmo tempo dar o exemplo na questão da sustentabilidade ambiental, com a redução da emissão de gases poluentes, como os gerados por combustíveis fósseis”, pontua o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

O titular da SIC, Joel de Sant´Anna Braga Filho, destaca que antecipar a mobilidade às fábricas goianas significa abrir vantagem competitiva no mercado para o Estado, com o consequente aumento de vendas dos carros híbridos goianos, o que, por tabela, impacta positivamente na geração de emprego e renda para a população local.

“As fábricas que estão em Goiás e fabricam automóveis precisam de ter a mobilidade, esses carregadores, para incentivar a indústria goiana. Tanto a Mitsubishi quanto a Caoa estão fazendo carros elétricos e híbridos”, exemplifica Joel Sant’Anna.

Sobre a BYD

Líder na comercialização de veículos elétricos no Brasil e consolidada na fabricação de tecnologia de energia solar, a BYD vem expandindo sua atuação no país, desde sua chegada em 2013. Compromissada em cuidar do planeta e investir na transição energética sem emissão de poluentes, a empresa possui em solo nacional fábricas de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos e de produção de módulos fotovoltaicos, ambas em Campinas (SP).

Tem também no Polo Industrial de Manaus (AM), uma unidade dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio. Além disso, importa empilhadeiras, paleteiras, rebocadores e caminhões para o Brasil, todos 100% elétricos. Em novembro de 2021, começou a comercialização de automóveis de passeio no país e já conta com diversos modelos e uma rede consolidada de concessionárias em operação.

No ano passado deu início ao projeto para a construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, onde vai instalar a primeira fábrica de carros fora da Ásia. A companhia ainda é responsável por um projeto de SkyRail (monotrilho) na cidade de São Paulo (SP) (Linha 17 – Ouro do metrô).

Eleita pela revista americana Times como uma das 100 empresas mais influentes do mundo, a BYD integra o Pacto Global das Nações Unidas (ONU), uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

Fonte: Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços - Governo de Goiás
Foto: BYD Energy