9ª Jornada Científica tem recorde de inscrições e consolida Goiás como referência em pesquisa

Saúde / 199

Com 160 trabalhos submetidos por profissionais e instituições do SUS, evento se reafirma como espaço estratégico de valorização da ciência, incentivo à inovação e fortalecimento da saúde goiana

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) promove, no dia 11 de setembro, a 9ª Jornada Científica, que neste ano traz como tema central Boas Práticas Científicas. Organizado pela Superintendência da Escola de Saúde de Goiás, por meio da Gerência de Pesquisa e Inovação, o evento já se destaca antes mesmo de começar, com alcance recorde histórico de trabalhos submetidos, consolidando-se como um dos mais importantes espaços de fomento à ciência e ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde goiano.

Foram 160 trabalhos inscritos por profissionais e instituições vinculadas ao SUS, dos quais 130 foram aprovados após a fase de homologação. O número representa não apenas o maior volume já alcançado, mas também a consolidação da Jornada como espaço de valorização da ciência e do fortalecimento do SUS goiano.

Entre os trabalhos submetidos, 62,3% correspondem a relatos de experiência e casos, enquanto 37,7% são pesquisas originais, revelando o dinamismo da prática e da produção científica no estado. Os principais eixos temáticos foram: Atenção à Saúde (20%), Vigilância em Saúde (16,9%), Gestão em Saúde (8,5%), Endocrinologia e Saúde Materna (6,9% cada um), Saúde da Criança e do Adolescente (5,3%).

Áreas emergentes, como inovação, saúde digital, segurança do paciente e vacinação também marcaram presença, refletindo a atualidade e relevância dos debates.

A diversidade institucional é outro destaque. A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Verde foi responsável por 12,3% das submissões, seguida pelo Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) e pelo Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN). Também participaram unidades da própria SES-GO, universidades, como as Federais de Goiás e de (UFG E UFJ) e instituições de ensino superior do interior.

Em termos geográficos, Goiânia concentrou 45,4% dos trabalhos, seguida por Rio Verde (26,2%), Uruaçu (8,5%) e Trindade (7,7%), com participações de diversos outros municípios goianos e até de Brasília.

Trabalhos na Resap

Os trabalhos homologados passam agora por avaliação em sistema duplo-cego, que se estende até 29 de agosto. Os cinco melhores de cada categoria serão selecionados para apresentação oral durante a Jornada. Todos os trabalhos aprovados serão publicados na Revista de Saúde Pública do Estado de Goiás (Resap), ampliando sua circulação no meio acadêmico e científico.

Mais que um evento científico, a Jornada tem se consolidado como espaço estratégico para a integração entre pesquisa, gestão e cuidado em saúde. Ao dar visibilidade à produção de profissionais de diversas áreas e regiões, reforça a importância da ciência aplicada à melhoria dos serviços e políticas públicas no estado.

Fonte: Superintendência da Escola de Saúde de Goiás
Foto: banco de imanges