MEGA PROMOÇÕES

NOTÍCIA ANTERIOR

Elite da elite ganha 36 vezes mais do que metade mais pobre no Brasil

PRÓXIMA NOTÍCIA

“O autoconhecimento reflete na realização de sonhos e projetos”

Atenção: OMS emite alerta para surto de sarampo no Brasil

Portal Caldas 12/04/2018

 
O Estado mais afetado pela doença é Roraima, com 42 casos confirmados
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um comunicado nesta terça-feira alertando para o aumento no número de casos de sarampo no Brasil, em especial nos estados de Roraima e Amazonas, que fazem fronteira com a Venezuela, país que ocupa o primeiro lugar na lista de casos confirmados. Segundo a entidade, o Brasil é o segundo na lista por causa do fluxo de imigrantes venezuelanos atravessando as fronteiras brasileiras.
 
Em 2016, o continente americano foi o primeiro do mundo a receber o certificado da Organização Pan-Americana de Saúde de que estava livre do sarampo. Entretanto, desde o ano passado o número de casos tem crescido na região: em março eram apenas oito países com notificação da doença, agora já são onze. 
 
Casos no Brasil
 
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), no momento o Brasil tem um surto em andamento em Roraima: com 234 casos notificados, 42 deles confirmados (34 venezuelanos e oito brasileiros), com duas mortes registradas (duas crianças venezuelanas), em Boa Vista, capital do estado. Já no estado do Amazonas, quatros casos foram confirmados (todos brasileiros).
 
Para enfrentar o surto, o Ministério da Saúde trabalha em coordenação com os governos estaduais e municipais para realizar campanhas de vacinação para pessoas não vacinadas nos dois estados. As vacinas serão oferecidas tanto para residentes quanto para imigrantes venezuelanos, entre 6 meses e 49 anos de idade.
 
No mês passado, o Ministério da Saúde recorreu à Organização Mundial da Saúde (OMS) para solicitar que fosse exigido dos venezuelanos a vacinação contra sarampo ao entrarem no Brasil. 
 
Segundo a nota divulgada pela OMS, a organização está está ajudando o governo brasileiro na contenção do surto de sarampo em Roraima, além de apoiar um posto de vacinação em Pacaraíma, na fronteira com a Venezuela.
 
Recomendação da OMS
 
O sarampo é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus que pode ser transmitido por via respiratória. Os sintomas começam a aparecer em 12 dias e incluem manchas na pele, tosse, febre e mal-estar. Além disso, em situações mais graves pode levar à pneumonia, inflamação no cérebro, cegueira e até mesmo à morte.
 
Por causa disso, a OMS recomenda vacinar a população para manter a cobertura homogênea de 95% com a primeira e segunda doses da vacina contra sarampo, caxumba e rubéola em todos os municípios. Além disso, a entidade aconselha que os países identifiquem fluxos migratórios do exterior, como a chegada de estrangeiros, para facilitar o acesso aos serviços de vacinação, de acordo com o calendário nacional de imunização.
 
Outros países afetados
 
Ao todo já foram confirmados 385 casos de sarampo em toda a América: o primeiro país da lista, a Venezuela, registrou 279 casos, 67% deles registrados no estado de Bolívar. Outros países com altos números são Estados Unidos (41), Colômbia (5), Canadá (4) e México (4). Os casos nos Estados Unidos, México e Canadá foram importados ou associados à importação.
 
Argentina, Peru, Antígua e Barbuda, Guatemala e Equador também têm registro de pessoas infectadas. Os casos em Antígua e Barbuda e na Guatemala foram importados, respectivamente, do Reino Unido e da Alemanha. No Peru, que tem dois casos, autoridades locais investigam a região da infecção.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE:https://veja.abril.com.br/saude/oms-emite-alerta-para-surto-de-sarampo-no-brasil/
 
 

COMENTÁRIOS

Atendimento (64) 3455-6722
E-mail: contato@portalcaldas.com.br
Av. Tiradentes, Qd. 01 - Oeste - Caldas Novas/GO

REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato
Entre em contato
Garanta visibilidade para sua empresa.
Anuncie sua Empresa aqui
Anuncie sua Empresa aqui
Obtenha rentabilidade para sua empresa.
Coberturas Fotográficas
Coberturas Fotográficas
Equipe profissional com melhor preço.
Conheça a empresa
Conheça a empresa
Conheça a empresa em imagens 360º

Compartilhe e Siga

Portal Caldas (64) 3455-6722 - Todos os direitos reservados Grupo Portal Caldas