MEGA PROMOÇÕES

NOTÍCIA ANTERIOR

Carnaval no interior de Goiás terá desfile de blocos, marchinhas e apresentações regionais; veja programação

PRÓXIMA NOTÍCIA

'Prato do Dia' ensina receita de frango recheado no espeto

Livro, documentário e série de fotos retratam espiritualidade popular da congada e da folia de reis

Portal Caldas 07/02/2018

 
Trabalhos de pesquisadores ficam expostos no Centro Cultural da UFG a partir desta terça-feira. Mídias mostram detalhes dessa cultura centenária dessas tradições e levam público a refletir sobre sabedoria da religiosidade.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A espiritualidade das congadas e folias de reis é retratada em palavras, vídeos e imagens dos pesquisadores do núcleo Música Sociedade e Performance, da Universidade Federal de Goiás (UFG). A partir desta terça-feira (6), os trabalhos da equipe, que resultaram em um documentário, dois livros e uma mostra fotográfica ficam expostos no Centro Cultural UFG. A entrada é gratuita.
 
Conduzidos pelo pesquisador Sebastião Rios, estudantes de Goiás e de Brasília exploraram as atuações da Congada de Moçambique do Tonho Pretinho, realizada em Itapecerica (MG) e das Folias de Reis em Inhumas, no centro de Goiás. As mídias produzidas pelos pesquisadores procuram mostrar as tradições, cultura e conhecimento que os participantes levam e disseminam.
 
"A gente muitas vezes pensa a pesquisa da cultura popular como resgate, o que dá sempre a ideia de que vamos pegar algo que está morrendo, porque a maior parte das pessoas que participam já são mais velhas. A questão, no entanto, não é resgatar e sim mostrar. Elas existem há anos e não aparecem nem mesmo nas escolas. Esses mestres da cultura popular são pessoas muito sábias e têm muito a nos passar."
 
“O trabalho quer mostrar que a gente vive em um mundo moderno, tecnológico, mas temos outras formas de sociabilidade, de rezar, de comer, de fazer festa e que são muito interessantes e de valores muito bacanas de se conhecer. Com práticas muito mais saudáveis, inclusive”, disse Rios ao G1.
 
Os trabalhos fazem parte do projeto Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial Relacionado à Música, Canto e Dança de Comunidades Afrodescendentes, que tem documentado essas práticas antigas. O pesquisador destaca que essa iniciativa casa com o desejo dos grupos de se fazerem presentes na cultura brasileira atual.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
“Eles têm vontade de serem vistos e temos muito orgulho de conseguir fazer esse trabalho, não para eles, mas com eles. Nessa pesquisa tudo foi discutido, conversado, foi mostrado todo o processo de criação dessas festas. A gente conseguiu por nosso conhecimento a favor da divulgação de outro tipo de conhecimento”, comentou.
 
A partir desse trabalho, os pesquisadores começaram a estudar ainda outras possibilidades e maneiras de fazer a cultura popular ainda mais presente. Reis revelou que já existe um projeto para que os próprios participantes das congadas e folias ministrem cursos na UFG.
 
“Queremos usar a universidade para valorizar esse conhecimento. Queremos trazê-los para dentro da universidade para eles oferecerem aulas na UFG. Esperamos que no segundo semestre de 2018 já consigam oferecer matérias de pós e graduação com mestres do congado e da folia na condição de professores”, completou.
 
Durante a exposição dos trabalhos, os visitantes poderão assistir ao documentário “Na Angola Tem”, que retrata as congadas, além de ver uma série de fotografias feitas durante a pesquisa. No local, também estarão disponíveis para compra o livro “Na Angola Tem”, com o mesmo tema, e a obra “Toadas de Santos Reis em Inhumas, Goiás”, que retrata as canções de folias de reis e toda a tradição religiosa que envolve a cultura.
 
Exposição
Local: Centro Cultural UFG – Av. Universitária, n° 1533, Setor Universitário – Goiânia 
Data: de 6 de fevereiro até 13 de março de 2018
Abertura: terça-feira (6) às 19h30
Visitação: gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e de 14h às 18h
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE:https://g1.globo.com/go/goias/noticia/livro-documentario-e-serie-de-fotos-retratam-espiritualidade-popular-da-congada-e-da-folia-de-reis.ghtml

COMENTÁRIOS

Atendimento (64) 3455-6722
E-mail: contato@portalcaldas.com.br
Av. Tiradentes, Qd. 01 - Oeste - Caldas Novas/GO

REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato
Entre em contato
Garanta visibilidade para sua empresa.
Anuncie sua Empresa aqui
Anuncie sua Empresa aqui
Obtenha rentabilidade para sua empresa.
Coberturas Fotográficas
Coberturas Fotográficas
Equipe profissional com melhor preço.
Conheça a empresa
Conheça a empresa
Conheça a empresa em imagens 360º

Compartilhe e Siga

Portal Caldas (64) 3455-6722 - Todos os direitos reservados Grupo Portal Caldas